A Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja organizou-se em Março de 1932, após a dissolução do Corpo de Bombeiros Municipais.
As dificuldades para a constituição desta coletividade e as que se seguiram nos seus primeiros anos de existência foram grandes.
Mas, com a boa vontade daqueles que de alma e coração haviam metido ombros a tão simpático empreendimento, souberam vencer todos os obstáculos e esquecer todos os dissabores nesse período, conseguindo a realização de algumas aspirações que, parecendo pouco, atestam, sem dúvida, o produto de muito esforço e dedicação.
Naquela altura com as ajudas dos seus associados, um pequeno subsídio das Companhias de seguros e alguns donativos, sobreviveu sempre.
Se atendêssemos às dificuldades inerentes a uma organização desta envergadura naquela época, sob os pontos de vista material e moral, não podemos deixar de reconhecer que alguma coisa se fez.
A Comissão Administrativa da Câmara Municipal, no intuito de coadjuvar esta instituição, comprou uma casa na Rua Victor Cordon, oferecendo-a para ser convenientemente adaptada a Quartel.
Com esta valiosa oferta, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, representada pelas pessoas que a orientam e administram, tem dado auxílio a todos aqueles que precisam.